quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Fajâzinha, Cuada e Poça das Patas (Alagoinha)

DIÁRIO - XCVII
______________________________________________________

Data: 2017 (outubro)  

ID do percurso: Fajâzinha, Cuada e Poça das Patas (Alagoinha)

Início e Fim: Fajâzinha (Flores/Açores)
______________________________________________________

Trajeto: Fajâzinha > Aldeia da Cuada > Alagoinha > Moinho de Água de Alagoa > Fajâzinha
Distância/Tipo: 6,51 Km / circular
Tempo: 3,13 horas
Grau de dificuldade: Moderado/Baixo
______________________________________________________

Descrição: Tendo por referência os percursos oficiais, PR2-Lajedo a Fajã Grande e a Grande Rota das Flores, improvisamos esta rota que decorre por caminhos tradicionais ladeados de muros de pedra, caminhos de pé posto, carreteiros e algum (muito pouco) asfalto.

Apesar de marcado aqui e ali pelas sinaléticas habituais das Pequenas Rotas (PR) e Grandes Rotas (GR), não se devem orientar de todo por estas marcas uma vez que as iremos abandonando nalguns pontos do circuito, pelo que se recomenda o uso do GPS com a trilha previamente gravada.

Este percurso, que se considera de grau moderado baixo, foi idealizado para percorrer e ligar três ícones da Ilha das Flores:

1) a Fajãzinha, escolhida como ponto de partida e de chegada da caminhada, sendo esta localidade a freguesia do concelho de Lages das Flores detentora de algumas das paisagens naturais mais belas da ilha;

2) a Aldeia da Cuada, outrora abandonada em resultado do surto de emigração nos anos sessenta e que foi recuperada, estando vocacionada agora para turismo de aldeia, mas tendo-se tido o cuidado de manter a traça rural antiga das casas, mantendo também as ruas originais, com a típica calçada em pedra; e

3) o Poço da Ribeira do Ferreiro também conhecido por Alagoinha ou Poço das Patas, um pequeno paraíso constituído por uma pequena lagoa envolta de densa vegetação, tendo como cortina de fundo uma enorme falésia de onde se despenham várias cascatas, constituindo um local de visita obrigatória.

Recomendam-se as visitas ao Moinho de Água da Alagoa (1869), junto á estrada no km 5,4, um dos poucos que ainda trabalham na ilha e que se pode visitar de domingo a sexta das 13 ás 17 horas, à bonita Igreja Paroquial da Fajãzinha - Igreja de Nª Sra. dos Remédios (1778) e, também nesta localidade, à Queijaria Tradicional (fabrico próprio) da Sra.Ilda Henriques.
 ______________________________________________________




Fajâzinha

Igreja de Nª Srª dos Remédios


Parque de Merendas Ângelo de Freitas Henriques

Ponte pedonal (Foz da Ribeira Grande)







Aldeia da Cuada








Bastões (depois de usar, deixe no mesmo locasl)








Cryptoméria japónica


Alagoinha



Ribeira Grande

Moinho de Água da Alagoa (1869)




Conteira ou Roca-da-vellha (espécie invasora)







Escola primária

Mapa do percurso

PR3(FLO) - Miradouro das Lagoas - Poço do Bacalhau

DIÁRIO - XCVI
______________________________________________________

Data: 2017 (outubro)  

ID do percurso: PR3 (FLO) - Miradouro da Lagoas - Poço do Bacalhau

Início e Fim: Miradouro das Lagoas Negra e Comprida / Zona Balnear da Fajã Grande
______________________________________________________

Trajeto: Miradouro das Lagoas Negra e Comprida > Lagoa Seca > Lagoa Branca > Poço do Bacalhau > Zona Balnear da Fajã Grande
Distância/Tipo: 8,66 Km / linear
Tempo: 3,59 horas
Grau de dificuldade: Moderado
______________________________________________________

Descrição: O nosso destino de férias, situa-se agora no grupo mais ocidental do arquipélago dos Açores, na bela ilha da Flores e, como a meteorologia ajudou, ainda demos um saltinho até ao Corvo.

Percorrer esta pequena ilha florida é um regalo para os amantes da natureza e da fotografia. 

São vários os percursos pedestres que aqui se podem realizar, mas o tempo é escasso, porque há tanto para ver e experimentar, e temos que estabelecer prioridades, escolhendo aqueles percursos que nos parecem os mais interessantes, quer em termos de desafio e de beleza. E foi a englobar os dois requisitos que escolhemos este PR3, que se situa em espaço de Reserva Natural e na área de Paisagem Protegida, pelo que, para quem gosta de percursos na natureza, este é um daqueles que ficam na memória.

O trilho é linear, podendo ser feito nos dois sentidos, mas recomenda-se começar junto ao Miradouro das Lagoas Negra e Comprida, com término oficial no Poço do Bacalhau, na Ponta da Fajã Grande, mas acabamos por andar mais um pouco e concluímos a caminhada no parque de estacionamento da zona balnear da Fajã Grande.

Como fomos apenas dois, deixamos o carro de aluguer junto ao parque de merendas da zona balnear da Fajã Grande e com o contato feito na véspera, nesse local, junto do guiché da empresa “Experience OC”, combinamos, por um preço justo, o transporte até ao ponto de partida no Miradouro das Lagoas, ficando desde aí por nossa conta o desfecho do percurso até ao ponto de chegada.

O trilho decorre por caminhos de pé posto, dos quais alguns por linhas de água que tornam inevitável molhar e enlamear as botas, por alguns metros de asfalto, por tapetes de turfeiras, por estradão (caminho) de bagacina e, na falésia que descemos em direção à Fajã Grande, por degraus irregulares de pedra que nos ajudam a vencer o desnível ao longo dos vários cotovelos que ziguezagueiam a falésia e é deste ponto alto que as vistas são mais fabulosas.

A marcação do trilho é irrepreensível pelo que, com condições meteorológicas ideais, não se justifica ligar o GPS, embora este nos deva sempre fazer companhia, que se justificou no nosso caso, pelo menos no início do percurso, devido às condições do tempo (nuvens baixas) que não nos davam muito conforto, mas que vieram melhorando significativamente no final do primeiro terço da caminhada.

Além dos meios de orientação recomenda-se também o uso de bastões, principalmente na descida da falésia, porque aí há que ter o máximo de cuidado com as inevitáveis escorregadelas nas pedras nos locais mais sombrios.
 ______________________________________________________

Lagoa Negra

Um "abraço" às lagoas Negra e Comprida

Lagoa Comprida

Vista para o Morro Alto e Pico da Sé







Caldeira Seca




Lagoa Branca

Caminho entre Musgão e Cedros do Mato



Posto de observação de aves


Ribeira do Ferreiro


Caminho da Bagacina (escórias de lava)







Vista para a Fajãzinha











Vista para Fajã Grande





















Caminho do Moinho de Âgua


Poço do Bacalhau





Mapa do percurso