domingo, 2 de julho de 2017

(SVV) PR2.1 - Cabreia, com desvio às Minas do Braçal

DIÁRIO - XCIII
______________________________________________________

Data: 2017 (julho)  

ID do percurso: (SVV) PR2.1 - Cabreia, com desvio às Minas do Braçal

Início e Fim: Parque de lazer da Cabreia (Silva Escura/Sever do Vouga)
______________________________________________________

Trajeto: Parque de lazer da Cabreia > Minas da Malhada > Minas do Braçal > Parque de lazer da Cabreia
Distância/Tipo: 11,3 Km / circular
Tempo: 4,29 horas
Grau de dificuldade: Moderado/Baixo
______________________________________________________

Descrição: Em período de umas merecidas mini-férias, o evento da feira nacional do Mirtilo foi o mote para nos deslocarmos a Sever do Vouga e claro aproveitar a viagem e a estadia para realizar alguns dos percursos pedestres municipais.

Montamos base na recomendada unidade de turismo “Encosta dos Túneis” em Paradela (Sever do Vouga), bem perto da desativada linha ferroviária do Vouga, que nos permitia, logo pela manhã, exercitar os músculos das pernas e descansar a mente, percorrendo a agora ciclovia que passa por vários túneis e uma bonita ponte de arcos de alvenaria.

A pequena rota municipal que tínhamos em mente realizar era o circuito maior (PR2.3), que tem inicio na freguesia de Silva Escura, mas quando chegamos a esta localidade, foi com alguma desilusão que verificamos que estavamos rodeados de floresta de eucalipto que cobria todas as encostas dos montes ao redor, aliás, esta é a paisagem florestal do concelho de Sever do Vouga, salvo raras excepções.

Para não comprometer a viagem, a decisão que se revelou mais acertada, face à temperatura que se esperava quando prevíamos estar a terminar o percurso (30º), foi tomada à entrada do Parque da Cabreia, bem cedo pela manhã e ainda sem “domingueiros” à vista e, depois de nos deliciarmos com este bonito e bem tratado espaço que as famílias podem desfrutar, berço da também bonita cascata da Cabreia, decidimos dar inicio, não do percurso maior (PR2.3), mas, do percurso menor (PR2.1) a que lhe acrescentamos a ida e regresso, pelo mesmo caminho, às ruínas das minas da Malhada e do Braçal pelos troços do PR2.2 e PR2.3 que seguem pelas margens do Rio Mau. Um oásis refrescante de pequenos bosques de acácias e alguns carvalhos que contrastam com a paisagem envolvente.

Recomendações: 
. O interesse do percurso reside na zona de lazer da cascata da Cabreia, pelo que se recomenda fazer apenas o PR2.1 e desfrutar, no final da caminhada, daquele refrescante espaço; 
. No estradão florestal, que passa junto a um edifício das minas, existe um abatimento do terreno que deixou á vista o túnel subterrâneo que canaliza o caudal do rio em alguns pontos do seu traçado e que não tem proteção: MUITO CUIDADO NESTA ZONA. 
. A sinalização destes PR’s não é muito amiga do caminheiro (tem falhas incompreensíveis em alguns pontos), pelo que se recomenda baixar o trilho que se pretende realizar e gravar para o GPS.
 ______________________________________________________


Parque da Cabreia



Cascata da Cabreia


Passadiço sobre o rio Bom







Adicionar legenda

Minas da Malhada



Rio Mau


Casas de apoio da empresa mineira






! PERIGO !

Unidade fabril do complexo mineiro do Braçal


Antiga fundução


Fornos


Túnel que desvia o rio Mau




Alojamento local "Encosta dos Túneis"





Mapa do percurso