domingo, 25 de junho de 2017

(VZL) PR1-Nª Srª do Castelo

DIÁRIO - XCI
______________________________________________________

Data: 2017 (junho)  

ID do percurso: (VZL) PR1-NªSrª do Castelo

Início e Fim: Vouzela (Parque da Liberdade)
______________________________________________________

Trajeto: Parque da Liberdade > Ponte Romana > Ponte Ferroviária > Capela de Fataunço > Capela da Srª do Castelo > Igreja Nª Srª da Assunção > Parque da Liberdade
Distância/Tipo: 8,94 Km / circular
Tempo: 3,48 horas
Grau de dificuldade: Moderado/Baixo
______________________________________________________

Descrição: Com início no Parque da Liberdade, junto aos arcos da bonita ponte ferroviária da Linha do Vouga, já desativada, iniciamos este percurso de cariz urbano mas que também nos leva a percorrer zonas verdejantes ao longo do troço da antiga linha do Vouga e em especial na mata do Monte de Nª Sra. do Castelo, caminho que percorremos a subir entre denso arvoredo e que nos leva à Ermida que dá o nome a esta rota de grande beleza paisagística, podendo-se observar, do topo do monte onde foi edificado o Santuário da N.ª Sr.ª do Castelo, toda a região de Lafões, o Maciço da Gralheira (serras de Arestal, Freita e Arada) e uma vista privilegiada sobre Vouzela e São Pedro do Sul.

Este percurso é fácil e está bem sinalizado, embora se deva contar com algum desnível, e na parte final da subida para a Ermida, que é feita entre mato que por vezes nos cobre por completo, para descobrirmos o caminho, temos de estar atentos aos sinais do pisoteio de quem já passou por aqui.

Outros pontos de interesse: 
. A bonita vila de Vouzela e as suas casas brasonadas e a paisagem sobre o vale do Rio Vouga, que desfrutamos ao longo do antigo troço da linha ferroviária. 
. a ponte Romana sobre o rio Zela; 
. a profética Fonte da Nogueira, também conhecida pela Fonte dos Amores, “diz-se que quem beber da sua água casará, com toda a certeza, em Vouzela”. 
. a bela ponte ferroviária sobre o Rio Zela, desactivada nos anos 90, e que servia o ramal de Viseu que ligava esta cidade à Linha do Vouga, destinando-se nos dias de hoje a servir apenas como ciclovia e de uso pedonal, sendo um excelente miradouro, lá no alto, sustentada por quinze enormes arcos de alvenaria. Não longe daí encontra-se, em bom estado de conservação, uma antiga locomotiva a vapor e logo a seguir a antiga estação utilizada agora como terminal rodoviário. 
. o património histórico e religioso: a capela de S. Antão, a igreja de N.ª Sr.ª da Assunção, Matriz de Vouzela (sec. XI – XII) e a Ermida de Nossa Senhora do Castelo, com sepulturas antropomórficas escavadas na rocha, que testemunham a ocupação humana.
 ______________________________________________________



Rio Zela


Fonte da Nogueira ou Fonte dos Amores

Ponte Romana sobre o rio Zela




Troço da antiga linha do Vouga











Capela de Santo Antão


Mata da Srª do Castelo



Mina de água


Parque de merendas Olho Marinho




Sepulturas antropomórficas



Ermida de Nª Srª do Castelo

Vista para Vouzela

Vista para São Pedro do Sul

Pinheiros e Eucaliptos gigantes



Igreja de Nª Srª da Assunção


Mapa do percurso