domingo, 17 de setembro de 2017

Mina do Arrimal e Arco da Memória

DIÁRIO - XCV
______________________________________________________

Data: 2017 (setembro)  

ID do percurso: Mina do Arrimal e Arco da Memória

Início e Fim: Lagoa Pequena, freguesia de Arrimal (Porto de Mós)
______________________________________________________

Trajeto: Lagoa Pequena > Mina do Arrimal > Moinho da Portela > Arco da Memória > Vértice Geodésico do Cabeço Gordo > Capela de São João Baptista > Lagoa Pequena
Distância/Tipo: 11,2 Km / circular
Tempo: 4,19 horas
Grau de dificuldade: Moderado/Baixo
______________________________________________________

Descrição: Tomando como referência o “nosso” já bem conhecido PR2-Arco da Memória, pretendeu-se ligar este percurso a uma mina abandonada, das várias que até ao início do século passado foram exploradas pela Empresa Mineira do Lena, para a extração de minério, essencialmente de carvão em pedra, cujos testemunhos também encontramos pela serra nas cercanias das povoações vizinhas desta localidade de Arrimal.

As vistas no ponto mais alto (Vértice Geodésico) são fabulosas, podendo ver-se perfeitamente, à vista desarmada, o arquipélago das Berlengas e a Serra da Boa Viagem.

O trilho só está sinalizado no traçado do PR2, o traçado restante deve ser feito com recurso ao GPS, e decorre por caminhos de pé posto, carreteiros, cujo traçado está bem definido pelo pastoreio de percurso e estradão no alto das eólicas.

Não é necessário equipamento especial para percorrer a primeira dezena de metros da mina, excetuando o frontal e alguma proteção para a cabeça (o boné será suficiente para prevenir algum risco na cabeça).

A progressão no túnel é condicionada a partir do ponto em que se encontra encharcado, na zona onde se encontram submersos os carris das vagonetas, pelo que será a partir daqui que se recomenda o máximo de cuidados não se aconselhando progredir mais para diante e muito menos sozinhos.

Para os amantes do geocaching, a mina oferece uma multi-cache para descobrir. 

Pontos de interesse;
- A descoberta da mina;
- As vistas do alto das eólicas e do VG do Cabeço Gordo;
- O Arco da Memória - " Construido na freguesia do Arrimal pelos monges de Cister, para marcar os coutos doados por D.Afonso Henriques, mantendo-se até aos nossos dias para testemunhar as divisões administrativas".
 ______________________________________________________


Testemunhos da ruralidade




Memorial





Mina do Arrimal







Caminho para as Eólicas


Moinho da Portela




Arco da Memória





Vértice Geodésico do Cabeço Gordo



Vista para a Lagoa Grande do Arrimal



Bosque de Carvalho Negral e Cerquinho





Capela de São João Baptista




Mapa do percurso