domingo, 8 de novembro de 2015

Lousã – Trilho dos Moinhos e Aldeias do Xisto

DIÁRIO - XXXIX
______________________________________________________

Data: 2015 (novembro) 
ID do percurso: Lousã – Trilho dos Moinhos e Aldeias do Xisto
Início e Fim: Câmara Municipal da Lousã
______________________________________________________

Trajeto: Câmara Municipal > Igreja Matriz > Hotel Palácio da Lousã > Fábrica do Papel do Prado > Ermida da NªSra. Da Piedade > Castelo > Central Hidroelétrica da Ermida > Talasnal > Casal Novo
Distância/Tipo: 14,01Km / circular
Tempo: 6,37 horas
Grau de dificuldade: Moderado 
______________________________________________________

Descrição: Rumo à Serra da Lousã, para fazer um pequeno percurso inserido na Rota dos Caminhos do Xisto.

Percorremos o burgo da vila da Lousã, com início na Câmara Municipal, passando pela Igreja Matriz, por um edifício histórico que é hoje uma unidade hoteleira, pela Fábrica do Papel do Prado e, desde aí, seguindo ao longo das margens do rio Arouce, acompanhamos os moinhos de água que nos levam ao  Castelo da Lousã ou Castelo de Arouce, como também é conhecido, e à Ermida da Nª Sra. Da Piedade.

Desde este núcleo medieval, evoluímos pelas encostas da serra, fazendo a ligação com duas aldeias, o Talasnal e o Casal Novo, cujas típicas casas de xisto vêm sendo recuperadas pelos particulares, estando algumas vocacionadas para o turismo rural.

Os Javalis andam por estas bandas, mas apenas deu para ver os muitos testemunhos da sua presença nos caminhos que vamos percorrendo pelo arvoredo que agora começa a vestir a “roupa” do outono.
 ______________________________________________________