terça-feira, 20 de outubro de 2015

Lanzarote - Montaña Bermeja (La Graciosa)

DIÁRIO - XXXVII
______________________________________________________

Data: 2015 (outubro) 
ID do percurso: Lanzarote - Montaña Bermeja (La Graciosa)
Início e Fim: Cais de “Caleta del Sebo” (La Graciosa)
______________________________________________________

Trajeto: Cais de “Caleta del Sebo”  > Playa de Las Conchas > Montaña Bermeja > Baja de Las Majapalomas > Playa del Âmbar > Pedro Barba > Barranco de Los Conejos > Cais de “Caleta del Sebo”.
Distância/Tipo: 20,22Km / circular
Tempo: 6,27 horas
Grau de dificuldade: Moderado 
______________________________________________________

Descrição:  Sem qualquer expetativa de que nos sobrasse tempo para fazer este percurso, uma vez que estamos dependentes dos horários do transporte marítimo, rumamos de carro, desde o extremo sul da ilha de Lanzarote em direção ao norte, até ao pequeno porto de Orzola, bem cedo pela manhã, num dia que começou com algumas nuvens e chuviscos, mas que deram lugar a um belo dia de outono. 

A “Isla de La Graciosa” é uma pequena ilha plana (27 km²), donde se destacam quatro conjuntos vulcânicos: “Montaña Amarilla” (172 m), “Montaña del Mojón” (188 m), “ La Aguja Grande” (288 m) e “ Montaña Bermeja” (157 m). 

Este é um pequeno paraíso que se encontra a pouco mais de 20 minutos de Lanzarote, via “Ferry”, que se apanha no porto marítimo da localidade de “Orzola”, no extremo norte da ilha de Lanzarote. Neste porto existem duas operadoras com horários intervalados, oferecendo no seu conjunto saídas de 30 em 30 minutos (www.biosferaexpress.com) e (www.lineasromero.com). 

O trilho é de fácil progressão, que se faz essencialmente por estradão de terra batida e nalguns pontos por caminho de pedra e areia (alcatrão aqui não entra), mas deve ter-se atenção à elevada exposição solar (mesmo no outono as temperaturas ainda são muito elevadas). As praias são muito bonitas e as águas verdes e transparentes, mas para se banhar deve-se evitar as que estão localizadas para norte e oeste, devido às correntes e à falta de vigilância. 

A subida à “ Montaña Bermeja”, apesar da inclinação acentuada perto do seu topo, justifica-se pela paisagem magnífica, avistando-se desde aí os restantes ilhéus que compõem o chamado “Archipiélago Chinijo”, constituído, além da Graciosa, pelos ilhéus “Montaña Clara”, que se avista logo à nossa frente, para oeste (W), “Alegranza” para (NW) e os “Roque del Oeste” e “Roque del Este”. Para (E) temos a imponente costa escarpada (Risco) em Lanzarote. 

Existem mais percursos que se encontram sinalizados e que podem ser efetuados a pé, desde que fora das áreas de uso restrito, ou de bicicleta, que se pode alugar assim que se chega ao porto de Caleta del Sebo. Esta será sempre uma boa opção para quem não dispõe de muito tempo para visitar a ilha. 

O nome “La Graciosa” assenta-lhe como uma luva. Percurso muito bonito.
______________________________________________________