sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

PR1 (RMZ) - Escritas de Pedra e Cal

DIÁRIO - CIV
______________________________________________________

Data: 2017 (dezembro)  

ID do percurso: PR1 (RMZ)-Escritas de Pedra e Cal

Início e Fim: Vila de Monsaraz
______________________________________________________

Trajeto: Vila de Monsaraz > Aldeia de Ferragudo > Aldeia do Outeiro > Aldeia de Barrada >  Aldeia de Telheiro > Vila de Monsaraz
Distância/Tipo: 13,23 Km / Circular
Tempo: 4,13 horas
Grau de dificuldade: Fácil
______________________________________________________

Descrição: A escolha recaiu desta vez na bonita vila fortificada de Monsaraz. Ficar por aqui, permite-nos viajar no tempo, tantos são os testemunhos do passado.

Montamos base na unidade de turismo rural “Monte Alerta”, que se recomenda, de onde partimos para realizar este PR1, que tem início na bonita e luminosa vila.

Por questões de comodidade, começamos junto ao largo do estacionamento sobranceiro à Porta da Vila, descendo desde aí pela calçada indo ao encontro das marcas do percurso que nos levam a conhecer o património megalítico, arquitetónico e paisagístico, num trajeto fácil, que decorre dentro da área urbana (pouco mais de 2km) e o restante por caminhos rurais.

Mais uma vez tivemos a companhia de uma simpática amiga de quatro patas, que nos acompanhou por mais de metade do trajeto.

De destacar a oportunidade que nos foi dada, na aldeia do Telheiro, de conhecer a sede e história do “Cante Alentejano”, pela mão do seu presidente que muito simpaticamente nos abordou quando tirávamos uma fotografia à antiga escola primária, hoje sede desta tradição tão característica desta região do País.

Tendo sempre como pano de fundo o edificado da vila de Monsaraz, visão que nos acompanha por quase todo o trajeto, destacamos, além desta bonita vila medieval, o majestoso Convento e Igreja de Nª Srª da Orada, o monumento megalítico que lhe está próximo, conhecido por Cromeleque do Xerez, a ponte romana sobre a ribeira da Pena, os menires do Outeiro e da Beloa e a paisagem, onde parece omnipresente o enorme olival da Pêga, que percorremos, também noutro momento, em busca de outros testemunhos megalíticos (Antas da Pêga) que se encontram fora deste roteiro do PR1.
 ______________________________________________________


Calçada medieval

Vista para a aldeia de Telheiro

Arco do Convento da Orada

Convento e Igreja de Nª Srª da Orada



Cromeleque do Xerez


Ponte romana sobre a Ribeira da Pena


A simpática companheira ocasional de percurso

Poço do Outeiro




Aqui vale a pena esperar pelo transporte.


Manir do Outeiro

Igreja de Nª Srª da Conceição (aldeia de Barrada)

Fonte do olival da Pêga



Olival da Pêga


Menir da Belhoa



Estrada Real (ligava Monsaraz a Vila Viçosa)


Fonte do Telheiro

Casa do Cante Alentejano (antiga escola primária)





Porta de Évora



Porta de d'Alcoba (vista para albufeira do Alqueva)

"Monte Alerta", turismo rural




Mapa do percurso