sábado, 5 de julho de 2014

Paúl do Boquilobo (Golegã)

DIÁRIO - XII
_____________________________________________________________

Data: 2014 (julho)
ID do percurso: Paúl do Boquilobo (Golegã)
Início/Fim: Parqueamento junto ao Centro de Interpretação do Paul do Boquilobo.
_____________________________________________________________

Trajeto: Centro de Interpretação do Paul do Boquilobo > Comporta > Vedação > Observatório de aves > Vedação > Túnel > Pontão > Margem do Rio Almonda > Centro de Interpretação PB
Distância/Tipo: 6 Km/circular
Tempo: 2 horas
Grau de dificuldade: Fácil
_____________________________________________________________

Descrição:  A Reserva Natural do Paul do Boquilobo fica nas imediações da vila da Golegã (distrito de Santarém).

Para chegar à Reserva de automóvel, dirigimo-nos ao centro da vila da Golegã, indo em direção a Igreja Matriz, também conhecida como igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em frente a esta, mas do outro lado da rua, tem uma placa que indica o caminho para a reserva.

Seguimos em direção aos campos que nesta altura do ano estavam repletos de milho e seguimos pelo caminho asfaltado que segue pelo meio dos milheirais em direção à Quinta do Paul do Boquilobo e ao Centro de Interpretação, onde termina a estrada de campo.

Não fomos de todo felizes na escolha desta altura do ano, que até este momento registava pouca pluviosidade (esta viria em força lá mais para setembro), pelo que o Paul estava praticamente seco e como se pretendia fazer observação das aves, a grande maioria já tinha partido para outras paragens mais húmidas, além do mais, a época da nidificação já era passado.

De qualquer maneira desfrutamos de um passeio agradável, tendo feito a totalidade dos três percursos que juntos formam o desenho de um oito e que se faz sem qualquer dificuldade.

Nota: Em época de muita chuva não só o Paul como os campos e estradas em redor ficam inundados pelo que a circulação de viaturas fica interdita.
_________________________________________________________