sexta-feira, 14 de outubro de 2016

PR10 – Rio Alva

DIÁRIO - LXIX
______________________________________________________

Data: 2016 (outubro) 
ID do percurso: PR10 – Rio Alva
Início e Fim: Sra. do Desterro (São Romão/Seia)
______________________________________________________

Trajeto: Santuário Nª.Sra. do Desterro > Cabeça da Velha > Vértice Geodésico do Cabeço dos Corvos > Açude Rio Alva > Central do Sabugueiro > Estação de Conduta Forçada > Casa das Mimosas >  Santuário Nª.Sra. do Desterro
Distância/Tipo: 11,34 Km / circular
Tempo: 4,15 horas
Grau de dificuldade: Moderado/Baixo
______________________________________________________

Descrição: Muitos itinerários foram criados pelas autarquias locais ao longo dos últimos anos, estando em geral devidamente balizados e com suporte documental, sendo de louvar o esforço de alguns autarcas na promoção deste desporto salutar de andar a pé ou de btt, por caminhos tradicionais ou no meio urbano.

Mas por vezes não se dá continuidade à manutenção dos percursos (limpeza, desmatação, indicação no portal de que o trilho se encontra ativo ou desativado, etc.) ou até a falta de substituição ou renovação da sinalética original e talvez por isso estes itinerários se tornem desinteressantes e acabam por ficar no esquecimento, o que é pena, sabendo nós que esta atividade atrai turismo e ajuda o Estado e o tecido económico local (a deslocação implica despesas: combustível, portagens, alojamento, alimentação, compras, etc).

Fazer brotar de novo este simpático percurso do Rio Alva, que consta no Portal da Beira (circuito 3), foi o desafio a que nos propusemos, esperando dar um contributo para ativar este PR10 que nos parece adormecido. 

Não existe marcação específica, pelo que se recomenda o uso de GPS e a consulta atenta à carta topográfica da zona que consta no endereço do Portal da Beira
http://beira.pt/turismo/serra-da-estrela/circuitos-turisticos/circuito-3-entre-o-alva-e-o-mondego/circuito-3-percurso-pedestre/.

Muito embora se circule por alguns caminhos sinalizados, as marcações que vamos encontrando referem-se aos circuitos da Mata do Desterro (PR1-amarelo e PR3-vermelho) e da Grande Rota das Aldeias Históricas (GR-22, etapa Linhares da Beira/Piódão, marcas branco e vermelho), 

O percurso é de dificuldade baixa, embora o classifiquemos de ligeiramente moderado, tendo em conta algum desnível e porque se deve considerar a impossibilidade de passagem por sobre o açude em dias de grande caudal, o que obrigará a subir à aldeia do Sabugueiro que se avista desde aí, seguindo pelo trilho pedonal que segue em sua direção e descer, já pela outra margem do rio Alva, pelo trilho da Grande Rota das Aldeias Históricas (GR-22), que nos leva ao outro lado do açude, acrescentando um pouco mais de 3 km ao total da caminhada.

A descida de cerca de 100 metros, para o açude de abastecimento do canal, sem trilho definido, é feita entre vegetação (giestas), mas não é complicada.

Destacam-se como pontos de interesse a aldeia da Sra. do Desterro, a sua praia fluvial e a Mata do Desterro, o bloco granítico conhecido por “Cabeça da Velha”, as vistas desde o alto do Vértice Geodésico do Cabeço dos Corvos, o vale por onde corre o rio Alva e se tiverem a oportunidade de encontrar um pastor, não evitem dois dedos de conversa. Eles agradecem e nós ficamos mais enriquecidos.
 ______________________________________________________


Cabeça da Velha


Mata do Desterro




Sinalética dos percursos da Mata do Desterro

São Romão

São Romão e Seia



Vista para a Senhora do Espinheiro










Vista para as Penhas Douradas



Vértice Geodésico do Cabeço dos Corvos





A pastorícia sempre presente nas encostas da serra.

Castanheiro no vale do Alva


Vista para a central hidroelétrica do Sabugueiro


Açude sobre o rio Alva






O dócil cão Serra da Estrela

O simpático pastor Manuel da aldeia do Sabugueiro





Estradão de macadame que acompanha o canal de abastecimento da central.



Estação da conduta forçada.






Casa das Mimosas




Açude da Senhora do Desterro

Santuário da Nossa Sra. do Desterro