sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Corvo

DIÁRIO - XCIX
______________________________________________________

Data: 2017 (outubro)  

ID do percurso: Corvo (Açores)

Início e Fim: Caldeirão (Corvo/Açores)
______________________________________________________

Trajeto: Caldeirão
Distância/Tipo: 1,4 Km / Linear (de ida e volta)
Tempo: 1/2 hora
Grau de dificuldade: Fácil
______________________________________________________

Descrição: No final destas curtas férias passadas na bonita ilha das Flores, ainda tivemos tempo de visitar a mais pequena das ilhas dos Açores, o Corvo.

Para o efeito, escolhemos a opção do transporte por via marítima (também se pode ir de avião), reservando os nossos lugares, no porto de pesca de Santa Cruz das Flores, numa das lanchas Ariel, que transportam apenas uma dúzia de passageiros cada (estavam a operar apenas duas lanchas).

A viagem de ida para o Corvo demora cerca de 45 minutos, e no regresso demora um pouco mais, porque se as condições de mar o permitirem, o mestre da embarcação faz o circuito junto às arribas e grutas das Flores, que nos calhou em sorte.

Chegados ao cais do porto da ilha do Corvo (Vila do Corvo), fomos encaminhados para um mini-bus que nos levou ao Caldeirão, uma experiência única, deixando-nos aí à nossa sorte, com a promessa de recolha daí a uma hora.

Posto isto, tentar fazer o circuito em torno do Caldeirão era uma missão que nos parecia impossível, porque estávamos limitados, não só, pelo tempo dado para a recolha dos passageiros, como pelo “chapéu” de nuvens que teimavam em permanecer apenas e só na caldeira, ocultando-a por completo.

E assim permaneceram as nuvens durante um largo período, até que, por breves instantes, se abriram as cortinas, pondo a descoberto um cenário único e de grande beleza, permitindo-nos fazer este curto trajeto que decidimos partilhar.
 ______________________________________________________