sábado, 8 de abril de 2017

PRM1-Rota dos Rios e Levadas

DIÁRIO - LXXXII
______________________________________________________

Data: 2017 (abril)  
ID do percurso: PRM1-Rota dos Rios e Levadas (Oliveira de Frades)
Início e Fim: Lavandeira (Vila Chã)
______________________________________________________

Trajeto: Aldeia de Lavandeira (Vila Chã) > Porcelhe > Aldeia de Lavandeira
Distância/Tipo: 12,44 Km / circular
Tempo: 7,19 horas
Grau de dificuldade: Moderado
______________________________________________________

Descrição: Rumo ao concelho de Oliveira de Frades, onde ficamos no fim de semana, na bonita unidade de agro-turismo “Quinta dos Caibrais”, em Póvoa de Ussa. 

Dos dois percursos que programamos efetuar (este PRM1 e o PRM2- Rota do Gaia), iniciamos com a pequena rota municipal que tem início junto à EN16, no final da aldeia de Lavandeira (Vila Chã), pequena localidade onde se começa a notar alguma desertificação.

Com o tempo a aquecer (esperados 26 graus), optamos por efetuar o percurso no sentido anti-horário, desrespeitando o recomendado, para aproveitar o ar mais fresco da manhã ao percorrer a parte do trilho que esperávamos ser a que tinha menos sombras.

Seguimos no sentido de Vila Chã para a aldeia de Porcelhe, de forma a deixar as levadas e a parte refrescante das ribeiras de Tombos e Lavandeira e o rio Gaia para o segundo terço da caminhada.

O elemento água está bastante presente, decorrendo este percurso por levadas que nos servem de trilho durante grande parte do caminho, por vezes de um só pé, por lameiros, pelas margens de rios e ribeiros que nos convidaram ao banho mais de uma vez, com inúmeras cascatas e moinhos de água, por caminhos tradicionais ladeados de bosques (carvalhos, loureiros, salgueiros…) e de densa vegetação, onde o chilrear da passarada é uma constante.

Percurso muito bonito e que se recomenda.

Dicas: 
- Se tiverem a sorte de apanhar a hora de venda ambulante na localidade de Porcelhe, provem os bolos de limão e o pão de beterraba; 
- Nos dias chuvosos devem contar com caminhos alagados e bastante escorregadios; 
- Estacionar o carro no início do percurso (Lavandeira) pode ser complicado. As ruas são estreitas, mas junto ao casario abandonado sempre se consegue um espaço em frente a estas casas, em caso de dúvida, basta perguntar aos poucos residentes. 
- O PRM1 foi inaugurado no ano de 2015, apesar de ainda recente, a sinalética colocada nos troncos de árvores já se encontra quase tapada pelas trepadeiras e mesmo a vegetação que cresce abundantemente, fruto da grande humidade dos solos, também já cobre alguma sinalética no bordo dos caminhos pelo que nos obriga a mantermos grande atenção em alguns pontos do percurso.
 ______________________________________________________












Capela de Nª Sra. do Pilar

Aldeia de Porcelhe


Cascata da Pena Quebrada



Ribeira dos Tombos




Cascata dos Tombos





Poço da Retorta e marmitas do gigante



Cabeço da Feitiça (parede de escalada)




Rio Gaia


Ponte (passadiço) do Gaia

Ponte e Mina dos Mouros



Poço dos Mouros


Ponte da ribeira da Lavandeira

Cascata do Silval





Poça da Falisca

Gruta dos Mouros




“Quinta dos Caibrais” e os nossos companheiros.










Mapa do percurso