quinta-feira, 26 de maio de 2016

PR15-Viagem à Pré-História

DIÁRIO - LIV
______________________________________________________

Data: 2016 (maio)
ID do percurso: PR15-Viagem à Pré-História
Início e Fim: Parque de Campismo Refúgio da Freita (Merujal)
______________________________________________________

Trajeto: Parque de Campismo > Aldeia de Albergaria da Serra > Pedras Boroas do Junqueiro > Mamoa da Portela da Anta > Mamoas de Monte Calvo > Aldeia de Castanheira > Aldeia de Cabaços > Aldeia de Mizarela > Aldeia de Merujal > Parque de Campismo
Distância/Tipo: 18Km  / circular
Tempo: 7,55  horas
Grau de dificuldade: Moderado 
______________________________________________________

Descrição: Este bonito percurso tem início no Merujal, pequena aldeia rural, mas como não sabíamos se iríamos começar por fazer esta ou outra PR (Pequena Rota), optamos por estacionar a viatura no parque sobranceiro ao Parque de Campismo – Refúgio da Freita, por onde também passam este e outros percursos, e foi a melhor escolha, não só porque no café do Refúgio, além da bica matinal, pudemos contar com toda a simpatia dos responsáveis do Parque, que nos prestaram informação útil dos vários trilhos que por aqui passam.

Não conhecíamos esta zona do país, mas ficamos deveras apaixonados pelas paisagens da serra da Freita que, nesta altura do ano, se encontram tingidas de amarelo e rosa das flores das carquejas, dos tojos e das urzes e, junto às aldeias, de vários tons de verde que se destacam nos retângulos dos campos de cultivo já preenchidos com searas de trigo bem crescido, e dos tons escuros dos campos ainda em preparação para outras sementeiras.

Cruzarmo-nos com animais de raça arouquesa, cavalos, rebanhos de cabras e ovelhas, é garantido, assim como o avistamento de várias aves de pequeno porte e de outras maiores como a Águia de Bonelli, fácilmente identificável pelas penas brancas da cauda, rematada por uma faixa preta nas pontas.

Também podemos observar alguma diversidade de plantas, borboletas, libelinhas, até porque a água está bastante presente nos charcos e nas diversas ribeiras que alimentam o Rio Caima.

O contato com as aldeias tradicionais que, infelizmente, vão sendo abandonadas pelos mais jovens que procuram noutros destinos outras oportunidades, é bastante enriquecedor e notamos um bom acolhimento dos populares mais idosos com quem nos cruzamos. Já agora, não será de admirar que em algumas aldeias ao circular pela rua central tenha de abrir um portão (feche depois de passar) ou transpor uma “porta esgana-cão” (duas traves de madeira, cruzadas, que têm por fim, ficamos a saber, impedir a passagem do gado bovino e não dos cães conforme leva a crer).

Este percurso permite também visitar alguns testemunhos pré-históricos e alguns geossítios, como as Pedras Boroas do Junqueiro, erosão da camada exposta da rocha, originada pelo rigor do tempo nesta zona da serra (fenómeno que também observamos na Serra da Estrela, junto ao geodésico dos Poios Brancos), a Casa das Pedras Parideiras e o Miradouro da Frecha da Mizarela.

Optamos por não ir a estes dois últimos geossítios, porque é possível observar o fenómeno das Pedras Parideiras nas rochas ao longo deste PR15 e ao Miradouro da Mizarela, porque tínhamos intenção de fazer o PR7 nos dias seguintes.

Nota final para as características do percurso que se classifica de dificuldade média, mais pela sua extensão e não tanto pelos desníveis, se bem que a subida para a aldeia de Cabaços possa oferecer alguma dificuldade aos menos preparados.

A sinalização é em geral eficiente, embora falte uma indicação de mudança do sentido de marcha na subida da serra antes da pequena floresta de pinheiros que nos leva à Casa Abrigo do Monte Calvo.

Locais de interesse: as paisagens serranas e as aldeias tradicionais, em especial a de Castanheira e de Cabaços; as envolventes do rio Caima; as Pedras Boroas do Junqueiro; as Pedras Parideiras (não na Casa, mas ao longo do PR15); os vestígios pré-históricos: as mamoas (grupos de sepulturas).
 ______________________________________________________


Vista para Vértice Geodésico de São Pedro Velho



Casario de Albergaria da Serra


Inscrição num bloco de granito que pertencia a uma antiga Albergaria, agora incrustado no muro do cemitério.


Levadas

Rio Caima




Àguia de Bonelli

Pedras Boroas do Junqueiro











Portela da Anta







Antas de Monte Calvo e ao fundo a estação do radar meteorológico do IPMA



Milhafre-Real



Pedras Parideiras




Porta "Esgana-cão"

Aldeia de Castanheira






 Gaiteiro Azul (macho)

Gaiteiro Azul (fêmea)

"Alminha" e aldeia de Cabaços





Belos representantes da raça Arouquesa

Passadiço sobre o Caima





Aldeia do Merujal