sábado, 29 de abril de 2017

PR9 (SEI) - Rota das Minas do Círio

DIÁRIO - LXXXV
______________________________________________________

Data: 2017 (abril)  

ID do percurso: PR9-Rota das Minas do Círio

Início e Fim: Valezim (Seia)
______________________________________________________

Trajeto: Valezim (piscinas) > Capela de São Domingos > Minas > Igreja Matriz > Igreja Nª Sra. do Rosário > Piscinas
Distância/Tipo: 7,73 Km / circular
Tempo: 3,17 horas
Grau de dificuldade: Fácil
______________________________________________________

Descrição: É num dos flancos da serra da Estrela, na aldeia de Valezim, que tem início este pequeno percurso que nos revela algumas das mais belas paisagens rurais e naturais, permitindo-nos o contato com as suas gentes e costumes, tendo como destaque as desativadas minas de volfrâmio.

Para o fim de semana prolongado, prevíamos realizar alguns percursos na Serra da Estrela, mas a alteração das condições meteorológicas trocou-nos as voltas.

Limitados que estávamos a percursos menos exigentes, fizemos um pequeno desvio na nossa viagem ao destino escolhido da Serra e rumamos a Valezim, pequena localidade já conhecida de passagem e que nos lembrava o percurso das Minas do Círio, cuja placa de início de rota se encontra junto às piscinas e à vista de quem passa na estrada.

Em completa serenata à chuva, que aumentou de intensidade justo quando já estávamos perto do complexo das minas de estanho e volfrâmio (já desativadas), fizemos este pequeno e bonito percurso que, apesar de se classificar de dificuldade baixa, requer algum cuidado ao transpor a ribeira de Valezim, precisamente junto do complexo mineiro (passar por cima das pedras da ribeira não é a melhor escolha, porque estas escorregam como manteiga, sendo preferível molhar as botas entrando literalmente na ribeira para transpor as suas margens).

Bonito percurso para realizar especialmente nesta estação do ano (primavera), mas sem chuva, de forma a poder desfrutar em pleno das bonitas paisagens rurais e naturais.

Nota: O percurso está bem sinalizado, mas as entradas das galerias das minas (serão vários andares) não estão visíveis, nem se vê sinalização no terreno que nos indique onde se encontram, mas pareceu, nas pequenas buscas feitas ao longo da periferia da escombreira, que estariam cobertas pela vegetação.
 ______________________________________________________




Igreja de Nossa Sra. do Rosário


Troço da via romana

Capela de São Domingos





















Vista para Vila Cova À Coelheira

Minas do Círio







Valezim



Pelourinho (Séc.XV)

Mapa do percurso