domingo, 18 de setembro de 2016

(SEI) PR-Lagoa Comprida-CISE

DIÁRIO - LXIV
______________________________________________________

Data: 2016 (setembro) 
ID do percurso: (SEI) PR-Lagoa Comprida-CISE
Início e Fim: Postos de venda na Lagoa Comprida (Serra da Estrela)
______________________________________________________

Trajeto: Postos de venda Lagoa Comprida > Pedreira > Lagoacho > Conduta de saída do funil dos Conchos > Conduta de saída do túnel do Covão do Meio > Lagoa Escura > Ribeira da Pragueira > Postos de venda Lagoa Comprida
Distância/Tipo: 8,06Km  / circular
Tempo: 3,53 horas
Grau de dificuldade: Baixo
______________________________________________________

Descrição: Último dia destas miniférias dedicadas a caminhadas de montanha e antes de empreender a viagem de regresso a casa, ainda havia tempo para fazermos este pequeno percurso que, desde o primeiro dia em que o preparamos, nos despertava curiosidade ou um desejo indiscreto de saber.

Decididos em conhecer a parte sul da Lagoa Comprida, descobrimos informação útil alojada na internet na página eletrónica da “Walking Portugal”, de onde extraímos a carta militar do percurso “(SEI) PR-Lagoa Comprida” do CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela).

Foi ao transportar para o GE (Google Earth) os pontos de passagem daquele percurso do CISE, que vimos aquele pequeno lençol de água que escorria para dentro da Lagoa Comprida e, fazendo zoom, dava para ver que essa água vinha de um ponto escuro na rocha, bem próximo da lagoa.

Fazendo um traçado e medindo a distância com a régua do programa “GE”, desde aquele ponto situado na extremidade do lado nascente da albufeira até à Lagoa dos Conchos, dava para perceber que se trataria da saída do tão famoso funil e se estivéssemos certos, como se veio a confirmar, então era gratificante ajudarmos também a redescobrir a localização da saída da conduta subterrânea que vem da Lagoa dos Conchos.

Complementamos o interesse dos restantes pontos no mapa do percurso original (Malhada do Cabo da Estercada, Lajes da Lagoa Comprida, Lagoa Escura e Cervunal da Ribeira da Pragueira), com a localização do terminal de outra conduta subterrânea, situada também na extremidade do lado nascente da Lagoa Comprida, mas na margem oposta, e que vem da Barragem do Covão do Meio, sendo também facilmente identificável no GE.

A parte sul da Lagoa Comprida está bem mariolada, pelo que se o percurso for realizado com tempo seco e fora dos rigores das estações do ano, é perfeitamente acessível à generalidade das pessoas, não dispensando, como sempre, os cuidados habituais.

Dos pontos de interesse acima referidos, destacamos a beleza natural da Lagoa Escura, lagoa que encerra uma lenda misteriosa e que, longe dos olhares, se encontra discretamente encaixada lá no alto rochoso do lado sul da Lagoa Comprida.
 ______________________________________________________



Pedreira de onde foram extraídos os blocos para construção da barragem da Lagoa Comprida

Lagoachos da Malhada do Cabo da Estercada



Saída da conduta subterrânea que vem da Lagoa dos Conchos


Extremidade do lado nascente da Lagoa Comprida

Saída da conduta subterrânea que vem da barragem do Covão do Meio

Lajes da Lagoa Comprida


Vista para a Lagoa Escura


A bela e misteriosa Lagoa Escura





Mariola "pássaro"?


                            Crocus (flores de altitude)

Cervunal da Ribeira da Pragueira