sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Caminho dos Pastores (Lagoa do Viriato)

DIÁRIO - LXII
______________________________________________________

Data: 2016 (setembro) 
ID do percurso: Caminho dos Pastores (Lagoa do Viriato)
Início e Fim: Estacionamento do Café Estrela (Penhas da Saúde/Serra da Estrela)
______________________________________________________

Trajeto: Estacionamento Café Estrela > Lago do Viriato > Ruínas Teleférico > Vértice Geodésico Cascalvo > Alto da Pedrice > Vértice Geodésico da Varanda > Poio dos Vales > Vale do Fragão das Meadas > Ribeiro da Água Fria > Estacionamento Café Estrela
Distância/Tipo: 12,81Km / circular
Tempo: 6,16 horas
Grau de dificuldade: Moderado
______________________________________________________

Descrição: Já tínhamos programado anteriormente este percurso e tentamos fazê-lo no passado mês de agosto, apesar de sabermos que a temperatura máxima que então se esperava para as Penhas da Saúde não era muito simpática para o que íamos fazer, mas não se previam mais de 25º, valor que se atingiria pelas 13h, segundo previsão do IPMA.

Tínhamos percorrido um pouco mais de 1km e a sensação térmica nessas primeiras horas da manhã era já muito elevada, não corria uma brisa e a distância a percorrer ainda era muita e sabíamos que as sombras em toda a extensão do percurso eram quase inexistentes, pelo que havia que repensar o que tínhamos programado e a decisão não foi difícil. Optamos, naturalmente, por não continuar a caminhada, adiando-a para nova oportunidade que certamente iria surgir nas semanas seguintes.

No curto caminho de regresso ainda ficamos a refrescar à sombra do paredão do lado de dentro da albufeira da Lagoa do Viriato e quando chegamos ao carro uma hora depois do início da caminhada abortada, confirmamos a temperatura dada pela viatura e esta já ia nos 28º, bem acima do previsto. Enfim, além das moscas e melgas é o calor que mais nos incomoda nas caminhadas. Mas será que ainda tardam os dias frios?

Nem tudo foi mau e este contratempo do mês passado permitiu que “lêssemos”  melhor o rumo que tínhamos preparado para o início deste percurso, que resolvemos em boa hora alterar.

Em vez de começarmos o caminho contornando a lagoa pela margem virada a poente, que se revelou então uma má escolha, porque a extensão do caminho a percorrer pelo mato era muita e este era muito basto e dificultava a progressão, olhando para a margem da lagoa virada a norte, parecia-nos que o terreno era mais fácil, apesar de ter também algum mato e, mesmo que estivéssemos enganados, sempre tínhamos a estrada nas proximidades a que poderíamos recorrer, pelo menos até ao centro de limpeza de neves.

A opção de contornar a parte norte da Lagoa do Viriato revelou-se assim uma boa escolha, mesmo com alguma vegetação esta é maioritariamente rasteira, não obriga ao uso de polainas e nem tivemos necessidade de subir à estrada N339.

Este caminho de montanha, que também é conhecido por Varanda dos Pastores ou Senda dos Pastores, tem várias variantes e não está sinalizado, pelo que se recomenda o uso do Mapa do Parque da Serra da Estrela (1/25000) e GPS (desde o Vértice Geodésico da Varanda até a Malhada do Prior existem algumas marcas de Pequena Rota, mas falha em alguns pontos e as mariolas também não ajudam no destino escolhido).

Fazendo justiça ao nome do trilho, é fácil encontrarmos rebanhos e seus pastores o que enriquece ainda mais o percurso e estamos seguros de que na rebentação da primavera ou com alguma neve estes montes se transformam em bonitos postais da serra, pelo que se pensa repetir.

Destaque especial para as vistas desde o Vértice Geodésico da Varanda que são brutais: para sudeste as montanhas xistosas da Lousã, para sul a serra da Gardunha, para este a serra da Malcata e as serras da Gata, Penha de Francia e Bejar em Espanha.

Uma opção mais leve de fazer o caminho até a Varanda, será começar no centro de limpeza de neve, nos Piornos, onde se pode estacionar o carro no parque que fica do outro lado da estrada, partindo daí em direção às ruinas do teleférico e continuando para sul pelo estradão que mais adiante se esbate num carreteiro marcado pelo pisoteio definido pelos pastores e pelos caminheiros, num percurso linear de ida e volta.
 ______________________________________________________


Chalés de montanha das Penhas da Saúde

Vista para o Centro de Limpeza de Neves, nos Piornos.

Ruínas do projeto inacabado do teleférico.

À vista do Calcalvo (vértice geodésico)

Panorâmica sobre a Lagoa do Viriato e as Penhas da Saúde

A Àguia já ia alta, mas passou bem perto de nós, vindo de trás,
elevada pelas térmicas do vale glaciar de Alforfa, 


Vértice Geodésico do Cascalvo

Em destaque a barragem do Padre Alfredo










Cascalheira do Diabo no Alto da Pedrice


Mariola do Alto da Pedrice



Mariola do Poio da Cabeça

Vista para a Varanda

As vistas brutais desde a Varanda

Vértice Geodésico da Varanda, a precisar de obras de restauro.








Vista desde o Poio dos Vales





Ponto de paragem para reforço de energias. E que esplanada!



Caminhando entre Caldoneiras





Gnammas ou Oriçangas (cavidades à superfície da rocha)



Vale do Fragão das Meadas


Ribeiro da Água Fria

Para trás ficou o Fragão das Meadas


Lagoa da Ribeira da Nave da Areia