terça-feira, 26 de agosto de 1997

PR1-Vereda do Areeiro (Ilha da Madeira)

DIÁRIO - I
____________________________________________________________

Data: agosto de 1997
ID do percurso: PR1-Vereda do Areeiro (parcial)
Início/Fim: Pousada do Pico do Areeiro
____________________________________________________________

Trajeto: Pousada do Pico do Areeiro > Pico Ruivo > Pousada do Pico do Areeiro
Distância/Tipo: 14 Km (ida e volta)/linear
Tempo: +- 7 horas
Grau de dificuldade: Moderado
_____________________________________________________________

Descrição:  Este trilho liga os dois picos mais altos da Ilha da Madeira, o Pico do Areeiro (1817m) e o Pico Ruivo (1861m). 

Alugamos um carro e estacionamos no parque junto à pousada do Pico do Areeiro, onde iniciámos o percurso. Logo aí, passados alguns metros, chegamos ao miradouro do Areeiro (Ninho da Manta). A paisagem é fabulosa e podemos ver o Vale da Fajã da Nogueira, São Roque do Faial e parte da área do Maciço Montanhoso Central que iremos percorrer. 

O percurso tem alguns troços que exigem algum esforço físico, algumas subidas e descidas íngremes por escadarias cavadas na rocha, estando à data bem sinalizado e com proteções laterais (cabos) nos caminhos mais complicados. 

Ao longo das veredas encontramos várias grutas, que servem de abrigo aos rebanhos, aos pastores e, eventualmente, aos caminheiros que possam ser surpreendidos pelas mudanças repentinas do tempo. Não esqueçamos que estamos em montanha. 

Já lá vão alguns anos, mas ainda temos esperanças de um dia voltar para percorrer as levadas que ficaram por fazer e repetir este maravilhoso trilho, e, no final, parar mais uma vez na Casa Abrigo do Poiso para retemperar forças com uma saborosa poncha.
____________________________________________________________