domingo, 8 de março de 2015

Serra da Pevide e Ecopista (Corredoura/Porto de Mós)

DIÁRIO - XXII
____________________________________________________________

Data: 2015 (março)
ID do percurso: Serra da Pevide e Ecopista (Corredoura/Porto de Mós)
Início/Fim: Parque de merendas da Corredoura.
____________________________________________________________

Trajeto: Parque de merendas > Cabeço Grande (geodésico) > Penedos Negros (geodésico) > Vale Figueirinhas > Bezerra > Caminho superior da ecopista > Parque de merendas
Distância/Tipo: 13 Km / Circular
Tempo: 4 horas
Grau de dificuldade: Fácil
____________________________________________________________

Descrição:  Este percurso tem início e fim no parque de merendas da Corredoura (Ecopista), cujo trilho PR7 (Corredoura), já era nosso conhecido. Optamos por criar uma variante, subindo o caminho que sai do parque para sul, em direção aos moinhos de torre fixo. 

Na sua maioria estes moinhos encontram-se em estado de ruína, havendo alguns em atividade, como aparenta o moinho de torre que se encontra logo no início da subida.

Continuamos a ascensão e, com cuidado, damos uma olhada pela cova que se abre à nossa direita e põe a descoberto o túnel do antigo caminho-de-ferro, que passa debaixo dos nossos pés.

Seguimos agora em direção ao Cabeço Grande (geodésico) onde encontramos outro moinho, restaurado para uso de habitação temporária, localizado num ponto da serra donde se desfruta de uma vista privilegiada de toda a envolvente (de fazer inveja), pelo que dou os parabéns aos seus proprietários pela recuperação destas “memórias”, mesmo que lhes dêem uso diferente.

Continuamos tomando o rumo, visual, para as cotas mais altas e depois de percorridos pouco mais de dois quilómetros desde que começamos, rumamos aos Penedos Negros (geodésico) passando primeiro pelas antenas (telemóvel?) que se avistam ao longe sobre uma pedreira.

Com tempo limpo, do alto dos Penedos Negros, virados para o lado do mar, é momento de parar para contemplar a paisagem. À direita as cimenteiras de Maceira e Pataias, na nossa frente a Vila da Nazaré e mais para sul a cidade de Peniche e pelo mar adentro o Arquipélago das Berlengas.

Depois deste momento de pura contemplação, começamos a descida para o Vale Figueirinhas e apanhar a estrada de terra batida que nos leva à povoação da Bezerra, passando ao lado do campo de futebol para continuarmos pela variante superior do percurso PR7 – Corredoura (Ecopista), rumo aos túneis e regressar ao ponto de partida.

Caminhada fixe e que nos libertou de mais um domingo de pasmaceira nos centros comerciais.
______________________________________________________