terça-feira, 15 de outubro de 2013

Lanzarote (Canárias) – Trilho (sendero) do Volcán el Cuervo + Montaña Negra

DIÁRIO - X
_____________________________________________________________

Data: 2009, 2011 e 2013 (outubro)
ID do percurso: Lanzarote (Canárias) – Trilho (sendero) do Volcán el Cuervo + Montaña Negra
Início/Fim: Na estrada LZ-56.

Trajeto: LZ-56 > Montaña Negra > LZ-56  > Volcán El Cuervo > LZ-56
Distância/Tipo: 4 Km (ida e volta)/linear
Tempo: 1h 30m
Grau de dificuldade: Moderado (baixo)
_____________________________________________________________

Descrição:  O Vulcão do Corvo (Volcán el Cuervo), é um dos mais visitados, não só pela sua beleza mas também porque é de fácil acesso.

A Montanha Negra fica em frente ao Corvo, do lado oposto da estrada, para Este, mas a subida desta montanha vulcânica é mais exigente porque tem uma subida de 180 m com elevada inclinação e progredimos em terreno solto, sempre em cima de areia de lava.

A melhor forma de chegar ao local onde se iniciam estes dois percursos, para quem visita a ilha de Lanzarote (Canárias), é alugar um carro e, seguindo pela estrada que rasga a ilha em todo o seu comprimento (LZ-30),  na zona de La Geria (zona das vinhas), cortar para a estrada que lhe é perpendicular (LZ-56) que leva à localidade de Mancha Blanca, onde mais tarde iremos fazer outro trilho.

Andamos mais ou menos 2 km e estacionamos num pequeno largo junto aos muros que indicam o limite do Município de Tias (cidade onde viveu o escritor e prémio Nobel, José Saramago).

Desde aí, seguimos por um caminho em direção ao Vulcão do Corvo, que se avista da estrada. Á medida que avançamos na sua direção compreendemos o porquê do seu nome. A figura do corvo descobre-se, primeiro os olhos, o bico e o negro da lava.

Esta zona da ilha não tem as restrições do parque natural dos vulcões (Timanfaya), pelo que não só é possível fazer o percurso a pé como subir ou descer à caldeira. A paisagem é indescritível.

Daqui regressamos pelo mesmo caminho e, chegados ao ponto de partida, atravessamos a estrada para o outro lado rumando em direção à Montanha Negra. Apesar da subida ser exigente, vale a pena o esforço porque estando a uma cota muito mais alta que o Corvo, a vista desde lá de cima é brutal.